|
O selênio é um mineral essencial
na dieta diária e como anti-oxidante (agente que combate os
radicais livres que causam danos às células e podem conduzir a
enfermidades crônicas, como o câncer). Uma deficiência de
selênio pode levar a pessoa a ficar mais vulnerável aos vírus,
câncer, depressão e ficar com menos energia. Mas níveis altos
por demais deste mineral resultam venenosos.
Segundo um relatório publicado
pelo Dr. Donald J. Lisk da Universidade Cornell, a ingestão de
100-200 micro gramas de selênio ao dia é um seguro contra
deficiências no organismo deste mineral. Para o Dr. Lisk
dosagem considerado tóxico é de 2 500 micro gramas diárias. Os
sintomas ligados a envenenamento com selênio consistem em:
náuseas, mau hálito (alho), sintomas parecidos à gripe, queda
de cabelo, problemas neurológicos, falhas respiratórias e
danos no fígado. Por isso, uma dosagem de 200 micra gramas
diárias é suficiente e não causa transtornos nenhum.
Uma das fontes mais simples e
efetivas do selênio é o alho. Segundo alguns pesquisadores a
razão principal para o alho bloquear o câncer em animais (em
experimentações no laboratório) é seu alto teor de selênio.
Isto é especialmente marcante caso do alho semeado em terras
preparadas com fertilização artificial com selênio, onde ele é
60% mais efetivo contra o câncer nos animais de
laboratório.
Pode-se afirmar que o selênio
protege em 4 aspetos importantes:
- Prevenção do câncer: Depois de muitos
anos de suspeitar seu poder protetor, uma pesquisa marcante
confirmou em nível de laboratório (é comum experimentar com
ratos) as suspeitas. Segundo o Dr. Larry Clark, da
Universidade de Arizona, uma modesta dosagem de selênio
reduziu a incidência total de câncer em 42%. E baixou os
casos de morte nos ratos em 50%. Em outra pesquisa, o Dr.
Clark estudou 1312 pessoas idosas com câncer de pele,
tentando descobrir se o selênio era capaz de evitar a
recorrência dessa doença. A pesquisa durou sete anos. A
metade dos pacientes tomou 200 micra gramas de selênio cada
dia entanto a outra metade tomou um placebo (pílula
inativa).
O experimento não
demonstrou esse fato, mas surpreendentemente revelou uma
queda decisiva em outros tipos de câncer. Nos resultados
finais mostraram que a ingestão diária de selênio diminuiu
69% as ocorrências de câncer de próstata, 64% os de cólon e
reto, e 39% os de pulmão. O
experimento contou com poucas mulheres e portanto não é
possível estabelecer se o selênio è efetivo contra o câncer
de mama ou de ovários. O Dr. Clark está planejando fazer
novas pesquisas, com mais mulheres envolvidas nelas.
- Controle de vírus: Uma falta de selênio
permite aos vírus tomar conta do corpo, de acordo a uma
recente pesquisa do Ministério de Agricultura dos Estados
Unidos. Em ratos criados com deficiências de selênio na sua
alimentação, certos vírus normalmente inócuos mudaram a
variedades danosas, especialmente para o músculo cardíaco.
Segundo o porta-voz do Ministério, Orville A. Levander, a
mudança foi "como do Dr. Jekyll para Mr. Hyde". O selênio
ameniza vários vírus, desde gripes até o AIDS. Alguns
pesquisadores acreditam que uma deficiência de selênio ajuda
espalhar o vírus do AIDS através do corpo.
- Combate à depressão: Uma falta de
selênio deprime suas energias, alimenta sua ansiedade e o
some na depressão, diz o psicólogo James G. Penland. Ele
achou que quem elevou sua dieta diária de selênio até as 200
micra gramas se sentiu menos ansioso e mais energético,
seguro e agradável. Aquelas pessoas com mais alto teor de
selênio no sangue se sentiram no melhor nível. Quem pior se
sentiu ao começo do experimento, terminou sentindo-se
melhor.
Pesquisadores do País de
Gales acharam resultados similares numa pesquisa com homens
e mulheres depois de eles tomarem 100 micra gramas de
selênio ao dia.
- Acrescenta a imunidade: Em uma pesquisa
com pessoas idosas, cientistas da Universidade de Bruxelas
em Bélgica encontraram que a ingestão de 100 micro gramas de
selênio ao dia melhorava determinados fatores do sistema
imunológico em 79%. A razão: O corpo necessita selênio para
produzir uma enzima anti-oxidante crítica, a "glutatione
peroxidasa". Ela ajuda a desintoxicar grassas celulares que
de outra maneira baixam as defesas, promovem câncer e
destroem as artérias.
(Ainda não existem provas concluintes sobre se o selênio
previne os ataques ao coração).
Algumas fontes naturais de selênio
são os grãos inteiros, sementes de girassol, nozes, alho,
carnes e peixes, ostras.
Fontes: USAWeekend.com
As
informações contidas neste artigo de jeito nenhum tentam
substituir o conselho médico profissional, quaisquer sejam os
sintomas, o diagnóstico ou o tratamento médico
indicado.
Versão para imprimir
|